Morar no Uruguai pode ser o sonho de muitos brasileiros que buscam um país com maior segurança, qualidade de vida e, principalmente, um país em que a maconha é legalizada.

No entanto, é preciso compreender algumas coisas antes de definir se quer mesmo morar no Uruguai ou não.

Esse é o guia completo com tudo o que você precisa conhecer para saber se realmente quer morar nesse país incrível ou buscar uma outra opção é a melhor alternativa.

Por outro lado, se esse é um país que não te agrada tanto, cuidado! Esse artigo pode fazer você se apaixonar pelo Uruguai!

Como Morar no Uruguai

Em primeiro lugar, é importante saber que em 2017 foi firmado um acordo entre ambos os países, Brasil e Uruguai, sobre a estadia de brasileiros no país. Antes era necessário residir por um tempo mínimo no Uruguai, mas a nova lei não inclui mais essa medida.

Sendo assim, se você quer residir permanentemente no Uruguai, é importante ter os seguintes documentos em mãos:

  • RG;
  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de vacinação;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais;
  • Apresentação consular do país, no caso do Brasil;
  • Apostila de Convenção da Haia (documento exigido de estrangeiros que torna mais simples os processo burocráticos dos países).

Aliás, não basta ter os documentos solicitados. Apesar de ser um processo simples, ele é dividido em algumas etapas e você deve iniciá-las ainda no Brasil pelo site do Ministério de Relaciones Exteriores.

No entanto, podem ocorrer alterações nas solicitações de documentos sem aviso prévio. Aconselhamos consultar a Embaixada Uruguaia no Brasil para obter as informações precisas.

Onde Morar no Uruguai

Sem dúvidas, a melhor cidade para começar uma vida ativa com oportunidades de trabalho no Uruguai é Montevidéu, a capital do país.

Inclusive, os melhores bairros para residir na capital do Uruguai são:

  • Pocitos;
  • Punta Carretas;
  • Parque Rodó.

Estes são bairros com melhor custo-benefício, boa localização e acessibilidade.

Há quem prefira o bairro de Carrasco pela sua beleza e segurança. Realmente, vale a pena dar uma pesquisada, mas é preciso estar preparado para os preços altíssimos deste bairro.

Aluguel para Morar no Uruguai

Existem vários apartamentos, casas ou monoambientes para alugar em Montevidéu e em outras cidades do Uruguai, basta consultar uma imobiliária online e pesquisar por bairros que você tenha interesse.

Inclusive, os valores são variáveis por:

  • Bairro;
  • Localização;
  • Tipo e estado do imóvel do seu interesse;
  • Nível de facilidade para alugar;
  • Época do ano em que pretende realizar o início do contrato.

Claramente o valor do aluguel é proporcionar ao salário mínimo do país, que é considerado relativamente alto em relação aos outros países da América Latina.

Aliás, talvez você imagine que, com um salário relativamente alto que acompanha os padrões de vida do Uruguai, a taxa de desemprego pode ser maior já que a rotatividade dos funcionários é baixa.

Felizmente você estaria enganado em pensar isso! A taxa de desemprego no Uruguai é inferior a 7%, então com certeza haverá oportunidades para você, caso decida morar no Uruguai.

Custo de Vida para Morar no Uruguai

Alimentação

A alimentação é o item que você gastará mais para manter em dia e você pode dar um jeito de conseguir adquiri-las por um preço menos, como em feiras do seu bairro que vendem legumes e verduras.

No entanto, existem diversos mercados, tanto grande quanto pequenos. Aposte nos pequenos, onde os preços são mais acessíveis e você também poderá encontrar variedade de produtos.

Aliás, não abuse nos Alfajores, que são os doces típicos do país! São extremamente baratos, mas também são extremamente calóricos.

Transporte

Agora, em relação ao transporte público, muito diferente das cidades grandes do Brasil, quase não há engarrafamento devido ao baixo número de carros que circulam pela cidade, você terá a possibilidade de ver muitas pessoas utilizando bicicleta.

Inclusive, o Uber é mais barato e vale muito a pena para quem não gosta tanto assim de ônibus, já que as taxas são mais baixas.

Em conclusão, pesquisando preços de carros e o valor que gastaria para abastecer o automóvel, os preços não são justos. São extremamente altos e compensa muito mais usar o transporte público, que funciona extremamente bem.

Educação

A educação no Uruguai é, sem dúvidas, um ponto importante, visto que buscam oferecer acessibilidade para todos.

Sendo assim, existem escolas e faculdades particulares e públicas, ambas podendo ser de qualidade ou não. Tudo depende das necessidades do aluno.

No entanto, os preços de escolas particulares são um pouco alto, mas nada que não seja acessível em troca de uma educação de excelência.

Agora, se você pretende cursar uma faculdade no Uruguai, é preciso residir, no mínimo, 3 anos no país.

Morar no Uruguai Vale a Pena?

O Uruguai é uma realidade completamente diferente do Brasil e incrivelmente visível para quem conhece ambos os países.

É notável a tranquilidade de seus moradores locais e existe uma tranquilidade que sempre paira no ar. Seja pelas pessoas praticando exercícios na orla das praias ou apenas por grupos de famílias sentados nos parques enquanto as crianças brincam.

Inclusive, a educação e simpatia não faltam na população e, com isso, uma estimativa de vida de, em média, 78 anos.

Aliás, o morar no Uruguai há uma diferença enorme em relação ao Brasil quando se fala de “passar um tempo sem fazer nada”, já que você pode facilmente encontrar por Montevidéu:

  • Pessoas realizando caminhada, corrida ou passeando de bicicleta pela orla;
  • É comum encontrar pessoas sentadas ou deitadas em parques, em grupo ou sozinhas e desfrutando de um mate ou erva (o país legalizou a maconha e possui uma das mais altas qualidades da erva, a camarão);
  • Diariamente as pessoas caminham com seus cachorros e é capaz que você ainda encontre essas pessoas com seus cachorros passando um tempo sentados nos parques;
  • Famílias sentadas na praia para ver o por do sol ou até mesmo apenas para levar as crianças para brincarem na areia, sem necessariamente estarem com roupas de banho.

Certamente o termo “relaxar” para a população uruguaia parece ter um outro significado, já que no Brasil as pessoas aparentam sempre viverem com pressa e ansiosas.

Se o Uruguai vale a pena, é só você quem pode decidir isso, mas as chances de você achar que é um país excelente para se morar e viver, não tem como negar!